Dengue: ações marcam o Dia D contra o mosquito no Junco - Portal da Prefeitura de Jacobina

Dengue: ações marcam o Dia D contra o mosquito no Junco

5 de março de 2024

No último sábado, dia 02, a Prefeitura de Jacobina, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e Diretoria de Vigilância Epidemiológica, em parceria com os Agentes de Endemias, se somou à mobilização nacional do Ministério da Saúde, realizando o Dia D de Combate à Dengue, contra o mosquito Aedes Aegypti, vetor da doença.

Destacamos a ação ocorrida no Distrito do Junco, com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da prevenção da doença e incentivar a participação ativa no combate aos criadouros do vetor. A iniciativa, coordenada pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica, concentrou esforços na sensibilização dos moradores da comunidade. Dentre as atividades planejadas, destacou-se a distribuição de panfletos educativos, abordando os sintomas da Dengue, métodos de prevenção e a necessidade de eliminar possíveis focos de reprodução do mosquito.Durante a ação, os agentes percorreram o centro e as áreas mais periféricas da sede do distrito, realizando inspeções minuciosas em busca de possíveis focos do mosquito transmissor. Profissionais de saúde promoveram diálogos informativos, oferecendo orientações sobre a identificação dos sintomas da doença e seu tratamento, além de fornecer instruções sobre a limpeza adequada de quintais e o descarte correto de recipientes que possam acumular água parada, como pneus, latas e garrafas plásticas. Durante a ação, foi realizada a identificação e eliminação do mosquito, através de serviços educativos, varrição, capinação, e coleta de resíduos descartados incorretamente em terrenos baldios e vias públicas da localidade.

“Reforçamos que a população deve também focar na eliminação dos criadouros do mosquito, principalmente em pratinhos de vasos de plantas, bebedouros de animais, recipientes para enraizamento de plantas, garrafas desprotegidas, baldes, entre outros.  Precisamos ter muito cuidado e pedimos que a população participe das ações de combate ao mosquito da dengue”, comentou o secretário Maurício Morais.

O auxílio da população é fundamental para prevenir a proliferação do Aedes Aegypti.