Conclusão do Programa Acessuas Trabalho no Assentamento Fé em Deus, território do CRAS Caatinga do Moura com Certificação - Portal da Prefeitura de Jacobina

25 de maio de 2023

A Prefeitura de Jacobina, através da Secretaria Municipal da Assistência Social e CRAS – Centro de Referência de Assistência Social, deram sequência a mais uma etapa do Acessuas Trabalho – Programa Nacional de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho. Desta vez, no Assentamento Fé em Deus, Distrito de Caatinga do Moura, um território com cerca de 40 famílias, onde atualmente se iniciaram, por exemplo, Projetos de Economia Solidária juntamente com a Associação local. Nessa etapa, foram inscritas 16 pessoas da comunidade.

Projetos de Economia Solidária, como a Horta Mandala, que é uma estrutura de produção que se expande em círculos concêntricos com cultivo de diversas plantas e animais, além de proporcionar alimento para família do agricultor e gerar excedentes para comercialização. A Horta Mandala caracteriza-se por ter centro circular, que pode ser constituído de um reservatório de água ou galinheiro, e em volta dele são construídos canteiros seguindo este formato. Esse sistema de produção tem apresentado excelentes resultados econômicos e sociais, e é mais adequado para pequenos produtores rurais.

O Acessuas Trabalho contemplou a comunidade com temas diversificados desde Gestão Emocional, Cooperativismo e Associativismo, Educação Financeira e Economia Solidária, no intuito de fortalecer o Projeto Diamante do Sertão, que está sendo implantado na comunidade. O Programa de Acesso ao Mundo do Trabalho, busca a autonomia das famílias usuárias da Política de Assistência Social, objetivando facilitar o acesso das pessoas às oportunidades do mundo do trabalho.

“Depois de muitos anos e diversas gestões, onde nunca tiveram um olhar para essa comunidade, programas como o Acessuas Trabalho, chegaram para beneficiar aquela população. E, nesta Gestão Municipal, a comunidade Assentamento Fé em Deus, na Caatinga do Moura, começou a ter acesso a vários benefícios, como iluminação, projetos sociais diversos, coleta de lixo – que antes não tinha, pois as gestões anteriores não implantaram o serviço – dentre outros, sempre com o acompanhamento da equipe do CRAS. ” Comentou Gleicer dos Santos Paulo, Assistente Social e Coordenadora Do Programa Acessuas Trabalho.

Mais dignidade! Mais respeito! Mais humanidade!

Prefeitura de Jacobina, escrevendo uma nova história!