Cem estudantes de Jacobina participam de vivências indígenas e afro-brasileiras em acampamento educativo - Portal da Prefeitura de Jacobina

28 de junho de 2024

A Prefeitura de Jacobina, através da Secretaria Municipal da Educação e Cultura (SMEC), em parceria com a Pan American, antiga Yamana Gold, patrocinadora do projeto, está participando, mais uma vez, do Projeto Era Uma Vez Brasil, edição 2024, com o apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, pelo Ministério da Cultura, Governo Federal.

Realizada desde 2016 em diversas cidades brasileiras, a iniciativa é apadrinhada pelo escritor best-seller Laurentino Gomes desde a sua primeira edição, e desenvolve uma proposta pedagógica que acompanha o ano letivo das escolas, acontecendo em quatro etapas, e tendo como resultado de uma delas um intercâmbio cultural de dez dias em Portugal.

Voltado para estudantes e professores de História do oitavo ano da rede pública de ensino, o “Era Uma Vez…Brasil” chega à sua oitava edição em 2024 trabalhando o recorte temático “Mais do que o Ipiranga: as independências de outros Brasis”. A iniciativa desenvolve atividades de arte-educação durante todo o ano letivo das escolas municipais brasileiras, impactando, nesta edição, alunos e professores de 12 cidades em três estados de forma simultânea. Na Bahia, além de Jacobina, o projeto acontece também em Salvador e Mata de São João.

Adolescentes da rede municipal integram projeto que levará 120 alunos e professores brasileiros para intercâmbio em Portugal em novembro. Cem estudantes de escolas municipais de Jacobina terão nos próximos dias uma oportunidade única de revistar a sua própria História. Eles participam de uma das etapas do “Era Uma Vez…Brasil”, projeto de arte-educação que, há oito anos, reconta a História do Brasil trabalhando em sala de aula narrativas negligenciadas pelos livros didáticos tradicionais e que exaltam a importância dos povos indígenas e afro-brasileiros na construção histórica do país.

Durante sete dias de atividades, os alunos ficarão imersos, de 25 de junho a 1º de julho, em um acampamento, no município de Jacobina, participando de oficinas de audiovisual, nas áreas de interpretação, roteiro, som e fotografia, além de vivências afro-brasileiras no Comunidade Quilombola de Coqueiros de Mirangaba e de vivências indígenas com indígenas da etnia Kiriri.  A etapa imersiva acontece no Colégio Municipal Doutor Marcos Jacobina, que fica no distrito de Caatinga do Moura.

Segunda e uma das mais intensas etapas do projeto, o “Campus de arte-educação” tem como resultado dos sete dias de imersão a produção de curtas-metragens inspirados pela temática do projeto. Esses filmes são inteiramente roteirizados, produzidos, filmados e interpretados pelos cem alunos participantes. O material é resultado das oficinas de audiovisual e de todo o processo absorvido nesta e na etapa anterior do projeto, a “Fatos Históricos”, desenvolvida de março a junho.

A produção dos curtas-metragens e o desempenho individual de cada adolescente são decisivos para a seleção dos nomes que seguirão em novembro para a próxima etapa do projeto: a viagem para Portugal. O anúncio dos estudantes que irão para o intercâmbio acontecerá em agosto. Em todo o país, nesta oitava edição, foram mais 4,8 mil inscritos, sendo 1.795 na Bahia, 509 deles em Jacobina, 815 deles em Salvador e 471 em Mata de São João.

Em novembro de 2023, um grupo de 14 alunos e uma professora de Jacobina embarcaram para intercâmbio em Portugal. Eles foram selecionados para um intercâmbio de dez dias em Lisboa pelo projeto “Era uma Vez… Brasil”, quando se juntaram a outros 106 intercambistas que partiram de quatro estados brasileiros – Bahia, Ceará, Pernambuco e São Paulo.

Em sete anos consecutivos de Era Uma Vez Brasil, foram beneficiados mais de 17,8 mil adolescentes de 487 escolas públicas localizadas em 32 municípios nos estados da Bahia, Ceará, Pernambuco, São Paulo e Rio de Janeiro.

A Prefeitura trabalha pra sua vida melhorar!