Atenção Primária receberá mais investimentos em Jacobina - Portal da Prefeitura de Jacobina

Atenção Primária receberá mais investimentos em Jacobina

22 de julho de 2023

O trabalho em busca de mais qualidade e eficiência nos serviços da Saúde Pública de Jacobina não para. Em um espaço curto de tempo, o prefeito Tiago Dias, conseguiu mais avanços no setor de saúde do que em décadas anteriores. O município tem vivenciado, por exemplo, uma semana repleta de transformações positivas na área da saúde, trazendo novas perspectivas e soluções para os problemas que afetam o setor há muitos anos.

Sob a atual gestão, a prefeitura firmou parcerias que, além de garantir a estadualização da média e alta complexidade, intensificou o diálogo junto ao governo federal onde, nessa sexta-feira (21), participou de reunião importante com técnicos do Ministério da Saúde. O encontro teve a participação do prefeito, do secretário municipal da Saúde, Mauricio Morais, e do consultor, Gilson Lima, quando foram discutidas melhorias na atenção básica para Jacobina com resultados satisfatórios, de modo a garantir recursos para 16 novas equipes de saúde da família.

Ademais, o município garantiu a implementação de equipes com novas especialidades, o que certamente trará um impacto positivo na saúde da população. Desta forma, a fila da regulação será reduzida, possibilitando um atendimento mais ágil e eficiente para os pacientes que tanto necessitam. E as boas notícias não param por aí. O investimento do Ministério da Saúde em Jacobina vai saltar dos atuais R$ 13 milhões para R$ 30 milhões, representando um aumento de R$ 17 milhões anuais. Isso permitirá uma verdadeira transformação na atenção primária do município.

Atualmente são 23 grupos de trabalho no PSF – Programa de Saúde da Família, nas diversas UBS. Segundo Morais, o intuito é utilizar recursos próprios que possam totalizar 40 equipes até dezembro de 2023. Ou seja, com os investimentos do estado e da União, Jacobina aumentará a atuação na Atenção Primária em quase 100% e dando cobertura plena na sede e interior do município.

O secretário Maurício Morais, aproveitou a oportunidade e estendeu congratulações ao prefeito Tiago Dias por “sua luta incansável à frente do município de Jacobina”.

Serão mais investimentos na Atenção Primária, estadualização do Hospital Regional Vicentina Goulart, ampliação do serviço de hemodiálise desde 2022, a construção do Hospital territorial a partir de 2024, e a requalificação do Hospital Antônio Teixeira Sobrinho com a possibilidade de ampliação dos serviços da UPA, Jacobina deverá se posicionar como uma grande referência em saúde pública no centro-norte baiano.

Mais saúde, mais cuidado com a população.

A Prefeitura trabalha pra Jacobina melhorar!