A Gestão Municipal de Jacobina se destaca por construir um governo com igualdade racial. - Portal da Prefeitura de Jacobina

23 de março de 2023

A Prefeitura de Jacobina, desde o início da gestão, tem dado importância à diversidade racial, se fazendo presente em cargos de confiança do primeiro escalão e nos demais, somado à competência em cada função, este governo constituiu assim, o maior número de pessoas negras na gestão pública das últimas décadas.

Não se tem notícias de que, em gestões anteriores, houvesse uma administração tão atuante em ações contra a Discriminação Racial quanto a atual. A gestão liderada pelo Prefeito Tiago Dias, busca sempre valorizar a diversidade racial em todas as áreas de atuação do Governo, somente no primeiro escalão, são mais de 70% de pretos e pretas ocupando funções de secretários (as).

No último dia 21, em comemoração ao Dia Internacional da Luta pela Eliminação da Discriminação Racial, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou um decreto que visa aumentar a presença de pessoas negras em cargos comissionados. O programa implementado pelo governo federal reserva até 30% das vagas em cargos de comissão e funções de confiança na estrutura do Poder Executivo Federal, incluindo administração direta, autarquias e fundações.

A Prefeitura de Jacobina, vem fazendo isto desde o primórdio da Gestão atual, quando nomeou neste período, mais de 40% de pessoas negras em cargos de comissão e de confiança na administração municipal, incluindo assim não somente a competência técnica, bem como a diversidade racial.

Um governo que escreve uma nova história com respeito e valorização da diversidade racial, uma característica do nosso País, institui, assim, um exemplo de combate ao racismo estrutural, em suas diversas frentes, colaborando com o desenvolvimento social de sua população.