Sicoob Coopemar apresenta o Programa Cooperativa Mirim à Prefeitura de Jacobina - Portal da Prefeitura de Jacobina

Sicoob Coopemar apresenta o Programa Cooperativa Mirim à Prefeitura de Jacobina

22 de junho de 2023

Na tarde do último dia 21, o Sicoob Coopemar, através do Instituto Sicoob, na Pessoa de Apoio Estratégico, da Srta. Isadora Almeida, apresentou o Programa Cooperativa Mirim à Prefeitura Municipal de Jacobina, juntamente com prepostos das Secretarias Municipais de Administração e da Educação e Cultura.

O Programa Cooperativa Mirim tem a finalidade educacional de difundir os princípios da cooperação, valorizando pressupostos do cooperativismo entre os professores, alunos, pais e comunidades com o objetivo de promover uma educação comprometida com valores cooperativistas, salientando as participações individuais e coletivas, a prática da cidadania, e o protagonismo das crianças.

Em Jacobina, o Programa será implementado na Escola Municipal Professor Carlos Gomes da Silva, no bairro da Bananeira, com a expectativa de funcionar em turno oposto ao letivo, no vespertino, às quartas e quintas-feiras, das 14h às 17h.  Inicialmente, participarão da Cooperativa os alunos do 2º e 4º anos do Ensino Fundamental I, por meio de adesão livre e voluntária.

A orientação contínua da Cooperativa Mirim será prestada por um professor orientador e dois suplentes, além da Pessoa de Apoio Estratégico do Sicoob Coopemar, com apoio didático de Guias Educativos para a Escola, educadores e sócios mirins.

Por meio do Programa, objetos de aprendizagens poderão ser definidos, a fim de que, as crianças possam realizar produtos, artesanatos e/ou aproveitamento de insumos locais, para que possam expor, distribuir, participar e ou vender tudo o que for feito. Inclusive, será possível a participação da Cooperativa em eventos locais e feiras educativas.

Assim como as estruturas de Cooperativas, a Cooperativa Mirim também possuirá presidente, conselheiros, tesoureiro e sócios, todavia, sendo estes representantes, as crianças. Mediante a constituição, a identidade e essência da Cooperativa poderão carregar características do entorno, bem com a riqueza cultural da comunidade.

Frente a isso, a Cooperativa Mirim é trabalho infantil? Não. De teor, inteiramente, pedagógico, o programa está fundamentado sob as leis do Estatuto da Criança e do Adolescente, Política Nacional de Cooperativismo e Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Além disso, conhecimento prévio e constantes serão dados à Assistência Social, Conselho Tutelar e Juiz da Vara da Infância e da Juventude locais, a fim de que tais agentes acompanhem, conheçam e ratifiquem que não há trabalho infantil.

Todo o programa será implementado pelo Sicoob Coopemar, através do Instituto Sicoob, de forma gratuita, com apoio estrutural e alimentício da Secretaria Municipal da Educação e Cultura e Prefeitura Municipal de Jacobina.

Deixamos destacado nosso agradecimento a escola parceira, que demonstrou muito engajamento em desenvolver o Programa.

Prefeitura e Jacobina, escrevendo uma nova história!