Jacobina: HRVG prepara-se para inaugurar um novo Centro Cirúrgico - Portal da Prefeitura de Jacobina

Jacobina: HRVG prepara-se para inaugurar um novo Centro Cirúrgico

2 de maio de 2023

A Prefeitura Municipal de Jacobina, através da Secretaria da Saúde, prepara um novo ciclo para o Hospital Regional Vicentina Goulart (HRVG), um dos mais importantes equipamentos de saúde pública do Piemonte da Diamantina.

Com suas atividades encerradas há 10 anos, ocorrendo uma reabertura parcial em 2020 somente para receber casos da Covid-19, o Hospital Regional voltará a atender à população jacobinense, com a chegada de novos e modernos Centros Cirúrgicos.

A requalificação e modernização do Hospital, ocorrerão através de uma parceria entre a Prefeitura de Jacobina e o Governo do Estado, possibilitando o funcionamento total da Unidade de Saúde e o atendimento de demandas represadas há uma década, como cirurgias ortopédicas e eletivas, além de um novo centro de imagens com Tomógrafo e novas alas de Enfermarias com Clínica médica e cirúrgica que já foram reformadas para atender à comunidade.

A volta do funcionamento pleno do HRVG ocorre na esteira das intervenções no Hospital Municipal Antônio Teixeira Sobrinho (HMATS), que também passará por uma requalificação através do Governo do Estado e será transformado em uma unidade especializada em atendimento materno-infantil.

Os atendimentos, consultas e cirurgias serão exclusivamente via Sistema Único de Saúde (SUS), ou seja, 100% gratuito para qualquer cidadão.

Com leitos de UTI, semi-UTI, tomógrafo e um novo centro cirúrgico com 03 (três) salas, realizando procedimentos de média e alta complexidades, o HRVG se constituirá como um dos principais equipamentos de saúde pública do norte da Bahia.