Jacobina: Começou a Campanha de Vacinação contra a Gripe. - Portal da Prefeitura de Jacobina

Jacobina: Começou a Campanha de Vacinação contra a Gripe.

5 de abril de 2023

Nesta quarta-feira, 05 de abril, teve início a Campanha de Vacinação contra a Gripe Influenza. A Prefeitura de Jacobina, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) deu início assim, em seu território, a 25ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, realizada pelo Ministério da Saúde.

As vacinas influenza trivalentes utilizadas no Brasil neste ano são produzidas pelo Instituto Butantan e protegem contra complicações causadas pelas cepas de vírus Influenza A (H1N1), a (H3N2) e B. Elas podem ser aplicadas junto de outras vacinas do calendário oficial do Programa Nacional de Imunizações ou de medicamentos.

A vacinação é considerada uma das medidas mais seguras e eficazes para evitar casos graves e óbitos por gripe sendo disponibilizada de forma gratuita pelo SUS, além disso, a vacinação permitirá, ao longo de 2023, prevenir complicações, óbitos e as suas consequências sobre os serviços de saúde decorrentes da doença.

À medida que a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) receber maior quantitativo de doses, haverá ampliação para outros grupos prioritários, obedecendo o cronograma do Ministério da Saúde. Todas as unidades de saúde municipais terão oferta de doses. O horário de funcionamento varia de acordo com a unidade.

Os grupos prioritários citados abaixo, correspondem ao público alvo, que serão contemplados até o final da campanha, em 31 de maio de 2023.

Grupos Prioritários:
– Idosos com 60 anos ou mais de idade, deverão receber a vacina influenza, mediante apresentação de documento que comprove a idade;
Crianças de 6 meses a 6 anos de idade;
– Gestantes: apresentam maior risco de doenças graves e complicações causadas pela influenza, podem ser vacinadas em qualquer idade gestacional;
– Puérperas: todas as mulheres no período até 45 dias após o parto estão incluídas no grupo alvo de vacinação;
– Professores (as): deverão receber a vacina influenza, mediante apresentação de documento que comprove sua vinculação ativa como professor (a), seja das escolas do ensino básico (creche, pré-escolas, ensino fundamental, ensino médio, profissionalizantes e EJA) e superior, de caráter público e privado;
– Trabalhador da Saúde: todos os trabalhadores da saúde dos serviços públicos e privados, nos diferentes níveis de complexidade;
– Profissionais das Forças de Segurança e Salvamento: Inclui policiais federais, militares, civis e rodoviários; bombeiros militares e civis; e guardas municipais. Deverão comprovar sua vinculação ativa nas forças de segurança e salvamento.
– Pessoas com deficiência permanente;
– Trabalhadores portuários, dentre outros.

Até 31 de maio em todas as salas de vacinas da Rede Municipal de Saúde, a vacinação acontecerá das 08h às 12h, e das 14h às 17h.

Nas Unidades Básicas de Saúde (UBS´s) abaixo, o atendimento será estendido até as dezenove horas, conforme segue:

Catuaba – Das 07h às 19h;
Jacobina III – Das 07h às 19h;
Matriz – Das 07h às 19h.

Compareça e proteja você e toda a sua família!

Prefeitura de Jacobina, escrevendo uma nova história!