Prepostos da SMS Jacobina participaram do Programa Vacina Bahia, em Salvador. - Portal da Prefeitura de Jacobina

Prepostos da SMS Jacobina participaram do Programa Vacina Bahia, em Salvador.

4 de abril de 2023

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), representando o município de Jacobina, participou nesta terça-feira (4), de encontro com prefeitos e secretários de Saúde de municípios que fazem parte do Programa Vacina Bahia, na capital baiana, Salvador.

Na ocasião do encontro, os vacinadores, que atuarão nas 43 cidades selecionadas, assinaram contrato de trabalho e receberam treinamento técnico da Coordenação Estadual de Imunizações e Vigilância Epidemiológica das Doenças Imunopreveníveis da SESAB – Secretaria de Saúde do Estado da Bahia.
O Programa Vacina Bahia foi lançado no final de fevereiro/23, no município de Madre de Deus, pelo governador Jerônimo Rodrigues, pelo vice-governador, Geraldo Júnior, e pela secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana.

A iniciativa, que conta com investimento de R$3,7 milhões, pretende fortalecer todo o calendário vacinal, principalmente no grupo de crianças até um ano de idade, com foco no aumento da cobertura das vacinas contra a Poliomielite, Pentavalente, Pneumo 10 e Tríplice Viral.

O Programa Vacina Bahia abrangerá todos os municípios baianos com realização de ações de imunização nas escolas e disponibilização de 10 veículos para vacinação itinerante (áreas rurais, povos tradicionais, povos originários e vulneráveis).

Além de campanhas de incentivo à imunização, o Estado disponibilizará recursos humanos e equipamentos para os 43 municípios com até 100 mil habitantes com as mais baixas coberturas vacinais. Serão disponibilizados, por município, dois técnicos de enfermagem com experiência em imunização por seis meses e também um computador para ser utilizado em sala de vacina.