Prefeitura de Jacobina realizou a XVIII Conferência Municipal de Saúde. - Portal da Prefeitura de Jacobina

Prefeitura de Jacobina realizou a XVIII Conferência Municipal de Saúde.

29 de março de 2023

A Prefeitura Municipal de Jacobina, por meio da Secretaria da Saúde (SMS), realizou na sexta-feira (24) a XVIII Conferência Municipal de Saúde, no auditório da faculdade AGES, com o tema: “Garantir os Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã vai ser outro dia”. Esta edição é uma etapa da 17ª Conferência Nacional de Saúde, que será realizada de 2 a 5 de junho de 2023, em Brasília (DF).

As conferências acontecem a cada quatro anos e são divididas em três etapas (municipal, estadual e nacional) para planejar propostas e servir de subsídio para a elaboração do Plano Nacional de Saúde e Plano Plurianual a cada triênio, a partir dos relatos da população usuária do SUS e dos debates provocados. As propostas aprovadas na 17ª edição nacional, após as plenárias estaduais, servirão como base para o planejamento do triênio 2024-2027.

O Secretário de Saúde, Gilson das Mercês, e o Chefe de Gabinete, Maurício Morais, fizeram parte da mesa durante o Cerimonial de Abertura do evento, representando a gestão municipal e fazendo uso da palavra. Na ocasião, o Secretário Gilson das Mercês afirmou que: “A Conferência capacita quem participa dela para entender melhor o papel dos poderes na promoção da saúde pública, de forma que a gente possa cobrar um SUS melhor a partir de discussões embasadas, sendo que a intenção maior da conferência é garantir tanto um atendimento de qualidade quanto a atenção ao profissional de saúde”.

Após apresentação de palestras em plenária, foram realizadas atividades de discussão sobre propostas de melhoria para a saúde, que foram divididas em três grupos de Eixo, com as seguintes temáticas:

Eixo 1- A Jacobina que temos, a Jacobina que queremos;

Eixo 2- Papel do controle social e do movimento social para salvar vidas;

Eixo 3- Garantir direito ao SUS, a vida e a democracia.

As propostas foram apresentadas em plenária para votação. Alguns dos pontos discutidos foram os seguintes:

– Ampliar o atendimento à pessoa com deficiência e comorbidades, através de equipe multidisciplinar para diagnósticos rápidos e precisos;

– Garantir cofinanciamento estadual suficiente, buscando o fortalecimento da referência em serviços de obstetrícia neonatal na região Centro-Norte baiano e garantir pactuações para fortalecer a oferta de serviços especializados;

– Garantir pactuação para implantação do C4, buscando contemplar um maior número de pessoas atendidas;

– Construir uma nova rede de Média e Alta Complexidade na região de Jacobina, integrada, descentralizada, com gestão estadual de um Hospital Geral e Maternidade de alto risco regional, otimizando serviços da Central de Regulação, dentre outras.

As propostas e sugestões dos participantes têm como objetivo principal o aprimoramento das Políticas de Saúde do Município, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da população. É importante ressaltar que a participação na Conferência Municipal de Saúde é fundamental para o fortalecimento do SUS e para a construção de uma sociedade mais justa e solidária. É um espaço de diálogo e de exercício da cidadania, onde todos podem contribuir para a construção de um sistema de saúde mais humano e eficiente.

Após a apresentação foram escolhidos (as) Delegados (as) que participarão da etapa estadual da Conferência Nacional de Saúde. Listamos alguns:

Eliana Carvalho – Presidente do Conselho Municipal de Saúde (CMS);

Tamires Tínel – Diretora da Vigilância Epidemiológica.

Trabalhadores:
Fabiana da Costa Ferreira;