Jacobina é registrada no novo Mapa do Turismo Brasileiro - Portal da Prefeitura de Jacobina

Jacobina é registrada no novo Mapa do Turismo Brasileiro

1 de abril de 2022

Prefeitura comemora o reconhecimento turístico da cidade; ação possibilita que município receba ações e recursos do Ministério do Turismo

No final de março, o Governo Federal fez o registro de 2.542 cidades no novo Mapa do Turismo Brasileiro. O município de Jacobina, no Centro-Norte do estado, está entre os 585 municípios identificados no Nordeste e as 128 cidades baianas registradas no programa.

O objetivo do mapeamento turístico é definir recursos e ações voltadas ao desenvolvimento da atividade turística nestes municípios, a exemplo de obras de infraestrutura.

“Jacobina recebeu o certificado de integração ao mapa brasileiro e, desta forma, a gestão fica apta a ser beneficiada diretamente com ações e recursos do Ministério do Turismo para ampliar o desenvolvimento da atividade turística local”, explica o prefeito Tiago Dias.

Dentro da ação, o Conselho Municipal de Turismo de Jacobina também foi registrado no Sistema de Informações do Mapa do Turismo Brasileiro – SISMapa.

O diretor de Turismo do Município de Jacobina, Tulio Simões, comemora o reconhecimento turístico da cidade e esclarece quanto o uso dos recursos: “Recebemos com muita responsabilidade essa identificação do turismo da nossa cidade, Jacobina merece esse investimento e utilizaremos os recursos para melhorias no setor e para o desenvolvimento econômico local”.

Sobre o Mapa do Turismo

O Mapa do Turismo reúne municípios com real vocação turística ou impactados pelo setor de viagem. Os municípios do país são classificados de A a E no Mapa do Turismo. Esta categorização leva em conta o desempenho da economia no turismo, a partir de algumas variáveis. Dentre elas, estão a quantidade de estabelecimentos de hospedagens e de empregos, a estimativa de visitantes domésticos e internacionais e a arrecadação de impostos federais nos meios de hospedagens.