Prefeitura de Jacobina realiza Campanha de Prevenção e Tratamento contra a Tuberculose - Portal da Prefeitura de Jacobina

31 de março de 2022

O objetivo da ação é de orientar e incentivar a busca por tratameno

Durante o mês de março a Prefeitura de Jacobina (PMJ), por meio da Secretaria Municipal da Saúde (Sesaj), realizou Campanha de Prevenção e Tratamento contra a Tuberculose. A doença tem uma data em prol da conscientização popular, 24 de março, Dia Mundial da Tuberculose.

A doença, que possui cerca de dez milhões de pessoas adoecidas no mundo, e leva mais de um milhão de pessoas a óbito anualmente, preocupa as autoridades de saúde do município. Portanto, o objetivo é orientar, alertar e comover a população quanto a prevenção e o tratamento da enfermidade, que é gratuito.

A PMJ intensificou a campanha, com cards e posts informativos nas redes sociais, nas rádios do município e ação no Hospital Regional Vicentina Goulart. A Sesaj pede a população que intensifique os cuidados necessários e busque a unidade de saúde mais próxima, ao menor sinal de sintomas.

Sobre a doença
A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível, causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, também conhecida como bacilo de Koch. A doença afeta prioritariamente os pulmões (forma pulmonar), embora possa acometer outros órgãos e/ou sistemas.

● Tosse por 3 semanas ou mais
● Febre vespertina
● Sudorese noturna
● Emagrecimento

O principal sintoma da tuberculose pulmonar é a tosse. Essa tosse pode ser seca ou produtiva (com catarro). Informações do Ministério da Saúde.