Prefeitura alerta sobre a prevenção e os cuidados com o mosquito da DENGUE - Portal da Prefeitura de Jacobina

Prefeitura alerta sobre a prevenção e os cuidados com o mosquito da DENGUE

20 de fevereiro de 2024

A Prefeitura de Jacobina, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e Vigilância Sanitária, em vista do aumento de casos na Bahia, pede que a população tome alguns cuidados para o combate e a prevenção contra o mosquito.

A Prefeitura ressalta ainda que, o setor de Controle de Endemias já vem trabalhando no combate dos focos do mosquito Aedes Aegypti nas residências, logradouros públicos, estabelecimentos comerciais, dentre outros ambientes, com a missão de identificar possíveis criadouros do mosquito, mas que é necessária a colaboração da comunidade.

Fique atento a alguns cuidados essenciais para o sucesso na prevenção da doença, tais como:

– Manter a caixa d’água sempre fechada;

– Colocar areia na borda dos pratinhos das plantas para evitar o acúmulo de água;

– Descartar lixo de maneira adequada;

– Manter a piscina sempre limpa;

– Higienizar recipientes de água para animais ao menos duas vezes por semana;

– Tampar ralos pouco utilizados;

– Evitar objetos que acumulem água da chuva, dentre outros.

Pessoas com sintomas compatíveis com Dengue devem procurar ⁠procurar a Unidade de Saúde mais próxima ou serviço de urgência para atendimento médico. Os principais sintomas são manchas vermelhas pelo corpo, febre alta, dor atrás dos olhos, dor nas articulações e fortes dores de cabeça.

A prevenção à doença e o combate ao mosquito começa dentro das nossas casas e é tarefa de todos nós. No caso de denúncias de foco de dengue, entrem em contato com a Vigilância Epidemiológica municipal no número: 74-3621-2487.

Lembre-se: se o perigo é para todos, a prevenção também!