Membro da Guarda Municipal de Jacobina participa de Qualificação no Estado de Goiás - Portal da Prefeitura de Jacobina

31 de janeiro de 2024

Entre os dias 22 de Janeiro e 02 de fevereiro do corrente ano, o Subinspetor Geral da Guarda Civil Municipal de Jacobina,  Ed Carlos, participa de uma qualificação de Condutor de Cães Policial – CCPOL, ofertado pela Agência da Guarda Civil Municipal de Goiânia (GO), através da Diretoria de Ensino e do Grupamento de Operações com Cães – GOC K9.

O Trabalho de Grupamentos de Operações com Cães, é voltado a situações de busca e resgate de pessoas desaparecidas, identificação de produtos ilícitos (armas e entorpecentes) e ações em distúrbios civis, além de apresentações. O Curso possui um carga horária de 100hs, sendo 80% de prática com o cão, com o Coordenador e Instrutor GCM L. Santos, do Grupamento de Operações com Cães – GOC K9 da GCM de Goiânia.

“A formação dos profissionais na área de Condução de Cães Policial, proporciona o Agente de Segurança Pública a trabalhar com os Cães para executar atividades as quais os animais estejam treinados para tal objetivo, melhorando assim as abordagens”, destacou o GCM L. Santos.

O Subinspetor Geral Ed Carlos, relatou que a experiência vivida durante esse dez dias de curso, auxiliará na elaboração de um projeto para implantação de um grupamento de operações com cães na Guarda Municipal de Jacobina, visto que nosso município é uma cidade turística, com vales e montanhas, com possibilidades de pessoas se perderem em trilhas diversas, além do trabalho de identificação de produtos ilícitos nas abordagens da Guarda no entorno das Escolas, Praças e eventos municipais.

Além da participação da Guarda Municipal de Jacobina, o CCPOL recebe também alunos da Guarda Municipal de Goiânia – GO, Valparaíso – Go, Senador Canedo – GO, Aparecida de Goiânia – GO, Santa Bárbara d’ Oeste – SP, Correntina – BA e Policiais Penais do Estado de Goiás.

É mais formação e qualificação para a GCM Jacobina, ampliando cada vez mais o campo de atuação da nossa briosa Guarda Civil Municipal.