Prefeitura Municipal e Governo da Bahia inauguraram Núcleo Especializado de Atendimento à Mulher (NEAM) em Jacobina - Portal da Prefeitura de Jacobina

6 de dezembro de 2023

Na manhã desta quarta-feira (06), a Prefeitura Municipal e o Governo da Bahia, em parceria com a Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA) e Polícia Civil, inauguraram o 10º Núcleo Especializado de Atendimento à Mulher (NEAM) em Jacobina. O NEAM está localizado na Rua Manoel Gomes da Silva, 35, no bairro da Félix Tomaz, em imóvel cedido pela gestão municipal, e conta com instalações amplas e totalmente adaptadas para acolher e cuidar das mulheres em situação de violência. Os novos microcomputadores, móveis e efetivo foram investimentos do Governo do Estado.

O espaço foi entregue durante cerimônia com as presenças do Subsecretário da Segurança Pública, Marcel de Oliveira, a Delegada-Geral da Polícia Civil, Heloísa Brito, da Secretária Estadual de Políticas para as Mulheres, Elisângela Araújo, da Secretária Municipal de Políticas para as Mulheres, Yiolanda Fagundes, da vice-prefeita Kátia Cristina Alves de Souza, dentre outras autoridades, como a Polícia Militar, a Guarda Civil Municipal, dentre outros e a sociedade civil em geral.A implantação do NEAM é um marco significante para Jacobina, evidenciando a importância do Núcleo para a proteção e combate à violência contra a mulher. O espaço promove o atendimento especializado de maneira mais acolhedora, além de fortalecer a rede de proteção com os demais órgãos envolvidos na defesa das mulheres e garantir o conforto e a dignidade necessários no atendimento das vítimas.

Em seu discurso, a Vice-Prefeita, Kátia Alves, representando o prefeito Tiago Dias, que esteve ausente no evento devido a problemas de saúde, comentou que “ a iniciativa, que resultou na inauguração do NEAM em Jacobina, é um grande exemplo da integração de esforços, da gestão municipal, do Governo da Bahia e da Sociedade Civil organizada, para servir e proteger este público. O município está de parabéns”.Mais uma política pública importante chegou ao município, após empenho fundamental da gestão municipal, através da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SPM). “É de grande importância a união da sociedade civil com os poderes públicos no combate à violência doméstica e familiar. Dessa forma, encontraremos caminhos ainda mais eficazes para evitar este tipo crime e minimizar as suas consequências ”, destacou na oportunidade Yiolanda Fagundes, Secretária de Políticas Públicas para as Mulheres.

O NEAM funcionará em rede com as instituições que já atuam na proteção das mulheres em Jacobina, fortalecendo a articulação entre os diferentes órgãos e serviços envolvidos na luta contra a violência de gênero. Esse novo espaço terá um papel fundamental no fortalecimento do combate à violência doméstica no município.

Além dos espaços comuns às demais unidades policiais, como sala do delegado titular, cartório e recepção, o NEAM também possui sala de atendimento do Serviço Social, além do de acolhimento infantil com brinquedoteca, destinado a receber crianças que chegam acompanhadas das vítimas para registro de ocorrência.

A Prefeitura trabalha, pra sua vida melhorar!

Veja abaixo mais imagens desse histórico evento ▼