Agentes de Saúde e de Endemias concluem curso técnico e comemoraram formatura em uma noite especial - Portal da Prefeitura de Jacobina

16 de novembro de 2023

Agentes de Combate a Endemias (ACE) e Agentes Comunitários de Saúde (ACS), comemoraram na noite da última quarta-feira (14), no Espaço Vitória, na Avenida Dr. Carlito Daltro, acesso para a Cachoeira dos Alves, em Jacobina, suas formaturas no Curso Técnico de Agente Comunitário de Saúde e Agente de Combate à Endemias, Programa “Saúde com Agente”, juntamente com autoridades, convidados e familiares, numa noite inesquecível e com muitas emoções.

O evento, que teve o apoio da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria da Saúde, concluiu o curso promovido pelo Governo Federal e Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e SENAC, formando mais de 110 ACS e ACE, numa noite de gala para lá de especial e merecida.“Valorizar o trabalho incansável dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e dos Agentes de Combate às Endemias (ACE) vai além de reconhecer profissionais dedicados. É afirmar o compromisso com uma saúde integral, de qualidade e igualitária para todos os nossos cidadãos. É valorizar o SUS, o ACS e o ACE, além de acreditar que uma saúde integral, igualitária e com qualidade se promove, em primeiro lugar, investindo na base”, destacou o prefeito Tiago Dias.

O “Saúde com Agente” é considerado o maior programa de formação técnica na área da saúde no formato híbrido do país. O Programa Saúde com Agente visa fomentar estratégias de formação e práticas pedagógicas inovadoras que promovam a integração ensino-serviço multiprofissional e interdisciplinar.

“Tive a honra de prestigiar esse importantíssimo evento de certificação e qualificação técnica dos Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias, profissionais esses que tem importância ímpar para a nossa atenção primária. Cada formando representa um elo forte e valioso na corrente que conecta nossa comunidade aos serviços de saúde. Parabéns a esses competentes profissionais, que desempenham um papel crucial no bem-estar da população de Jacobina”, complementou Mauricio Morais, Secretário da Saúde.De acordo com o Ministério da Saúde, o incentivo à formação técnica dos ACS e ACE é de grande importância para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) e para a transformação de práticas de saúde e da própria organização do trabalho, qualificando habilidades e competências. A capacitação visa fomentar estratégias de formação e práticas pedagógicas inovadoras que promovam a integração ensino-serviço multiprofissional e interdisciplinar e que compatibilizem a formação profissional dos agentes de saúde durante o serviço.

Agentes Comunitários de Saúde e de Combate às Endemias, são profissionais guardiões da saúde e do bem-estar da população. Vivenciam o dia a dia das comunidades, conhecem as famílias, as suas necessidades e atuam como um elo entre os serviços e as pessoas. Tendo da gestão municipal todo e qualquer apoio necessário para uma melhor qualidade de vida dos munícipes.

Veja abaixo, mais imagens do evento: