Jacobina realizou a COMEJ 2023 debatendo o PNE 2024-2034 - Portal da Prefeitura de Jacobina

Jacobina realizou a COMEJ 2023 debatendo o PNE 2024-2034

9 de novembro de 2023

A Prefeitura de Jacobina, a Secretaria Municipal da Educação e Cultura (SMEC), o FME (Fórum Municipal de Educação) e o CME (Conselho Municipal de Educação), promoveram a Conferência Municipal de Educação Extraordinária de Jacobina (COMEJ), sobre o PNE decênio 2024-2034, no Auditório do Colégio Municipal Gilberto Dias Miranda (COMUJA), ontem (08). O evento contou com discussões e encaminhamentos de propostas por eixos temáticos com início às 08h se estendendo até às 14h.

O tema da Conferência foi “Plano Nacional de Educação 2024-2034: Política de Estado para a garantia da Educação como Direito Humano, com Justiça Social e Desenvolvimento Socioambiental Sustentável”. O evento contou com a participação do professor e palestrante, Paulino Batista, que abordou temáticas gerais sobre a Educação.A Conferência Municipal de Educação Extraordinária se constitui como etapa que antecede a Conferência Estadual de Educação Extraordinária da Bahia 2023 (COEED Extraordinária 2023) e da Conferência Nacional de Educação Extraordinária 2024 (CONAE Extraordinária 2024).

O objetivo específico foi, contribuir com a identificação dos problemas e das necessidades educacionais; e produzir referências para orientar a formulação e a implementação dos planos de educação estaduais, distrital e municipais, articulados ao PNE, decênio 2024-2034, com vistas ao fortalecimento da cooperação federativa em educação e do regime de colaboração entre os sistemas. “Jacobina se destaca em entender a importância de políticas democráticas e livres na construção de políticas públicas na educação, pois ela é peça fundamental para o desenvolvimento da sociedade, destacando as demandas diferentes e renovadas de cada estudante”, destacou Celso Santos, Secretário Municipal da Educação.

A partir de agora os delegados municipais participarão das próximas etapas de conferências para apresentarem e defenderem as demandas da região, para contribuição na construção do Plano Nacional.

Veja abaixo mais imagens da Conferência: