Prefeitura apoiou a 44ª Missão da Terra em Jacobina - Portal da Prefeitura de Jacobina

Prefeitura apoiou a 44ª Missão da Terra em Jacobina

18 de setembro de 2023

A Prefeitura de Jacobina, através da Guarda Civil Municipal, do Serviço Municipal de Tráfego e Transporte (SMTT), dentre outros setores da gestão, garantiu suporte a 44ª Missão da Terra, na sede do município, no domingo (17), organizado pela Diocese de Bonfim em parceria com a Comissão Pastoral da Terra (CPT) e as paróquias da Forania São José Operário.

A Missão da Terra, teve como tema 44ª Missão da Terra: Em defesa dos territórios e da vida, celebrando o jubileu da Diocese de Bonfim. O evento é realizado pela Igreja Católica e tem como objetivo esclarecer a população a respeito de todos os problemas de terra, água, ambiental, sobretudo os relacionados com a questão agrária.

A Missão da Terra é mais do que uma simples celebração religiosa, é um evento que faz parte da história de fé, luta e apoio aos camponeses e camponesas, tornando-se a celebração emblemática da Diocese de Bonfim, em prol da luta por terra, água e direitos, participando, rezando e clamando por justiça.

“Quero dizer que eu sou um homem muito feliz, de muita sorte, porque tem mais de 30 anos que aconteceu a Missão da Terra aqui em Jacobina, e em nossa gestão, está acontecendo”, comentou o prefeito Tiago Dias, que acompanhou o evento.

A Prefeitura trabalha pra Jacobina melhorar!

A programação da Missão da Terra em Jacobina foi a seguinte:

– 8h: Concentração dos romeiros e romeiras em frente à Matriz de Santo Antônio.

– 8h45: Abertura da 44ª Missão da Terra.

– 9h: Início da caminhada com 3 paradas:

1ª Parada: Fórum Miguel Calmon – Tema: A Terra que gera e alimenta a vida, grita por cuidado e justiça.

2ª Parada: Frente à Câmara de Vereadores – Tema: Pelo Direito, Igualdade e Justiça Social – Cuidar da Casa Comum é Missão de todos nós.

3ª Parada: Praça da Bíblia – Tema: Vida digna é ter terra, pão e natureza preservados.

– 12h: Almoço (partilha da farofa) na Praça do Divino, em frente à Igreja São José Operário.

– 13h às 15h30min: Momento Cultural com apresentações de músicas, poesias e exposição de produtos dos camponeses e camponesas.

– 15h: Celebração Eucarística presidida pelo bispo Dom Hernaldo, com a participação dos padres presentes. Ao final da celebração, haverá o momento de envio dos romeiros e romeiras de volta às suas comunidades.