Equipe de Turismo da Prefeitura participou de Sessão Legislativa - Portal da Prefeitura de Jacobina

Equipe de Turismo da Prefeitura participou de Sessão Legislativa

31 de agosto de 2023

Estiveram no dia de ontem (30), na sessão ordinária da Câmara Municipal de Jacobina, o Secretário Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Felipe Santos e o Diretor de Turismo, Túlio Simões, representando a Prefeitura, para dialogarem com os Vereadores e Vereadoras, sobre o Plano Municipal de Turismo (PMT), protocolado naquela Casa Legislativa, no último dia 22, explanando aos Edis, sobre a importância da aprovação do PL sobre o PMT.

A expectativa é que o PMT seja pautado o mais breve possível, cabendo assim, ao Legislativo dar andamento aos procedimentos necessários, com uma nova fase de debates no âmbito do Legislativo Municipal e, em seguida, a realização das sessões necessárias para votação em plenário.

Foram apresentadas mais de 30 propostas de ações, além de diversas ações estratégicas, com objetivo de fomentar o turismo no município, estando adequado à realidade do mesmo, que irão impactar positivamente a comunidade, fazendo com que seja sentida a importância de bem receber o (a) turista. Essas propostas serão aplicadas em vários atrativos turísticos, na sede e nos distritos, o que faz aumentar as ações estratégicas para cada localidade.

“O Plano Municipal, com cerca de 400 páginas, fruto das consultas populares, empresariais e a sociedade civil organizada, representa um grande avanço para o Turismo municipal, com reflexos importantes no regional. Jacobina tem um enorme potencial turístico, mas nos falta ainda um documento para nortear os recursos e as ações das gestões pública e privada. Tenho certeza que, após a aprovação desse PL, Jacobina irá desenvolver uma rede turística mais organizada e com a eficiência desejada”, destacou o Secretário de Planejamento, Felipe Santos.

Segundo o Plano, a Política Municipal de Turismo tem vários objetivos, dentre eles democratizar o acesso da população local e dos visitantes aos pontos turísticos de Jacobina, envolvendo, para isso, a sociedade civil, o poder público e a iniciativa privada. Ademais, busca-se o desenvolvimento social e econômico do Município, uma vez que o incentivo ao turismo pretende criar “produtos turísticos”, estimulando, inclusive, novos empreendimentos.

“Quando chegamos na atual gestão, não encontramos nenhum documento relacionado ao turismo municipal. A partir daí a equipe da Secretaria de Planejamento e Diretoria de Turismo envidou todos os esforços para pautar a gestão municipal em turismo, buscando parcerias, a exemplo do Sebrae, o que nos permitiu, recentemente, entregarmos nessa Casa Legislativa, o Plano Municipal de Turismo (PMT), que, virando Lei, possibilitará a Jacobina adentrar em definitivo na rota do turismo baiano, brasileiro e até internacional”, complementou o Diretor Tulio Simões.

“Jacobina, que já é conhecida por suas belezas naturais, mineração, povo hospitaleiro, comércio pujante, será também conhecida pelo turismo, de modo a prestigiar e divulgar suas atrações turísticas, atraindo investimentos, fazendo com que cresça muito mais e ofereça melhores condições de vida para seu povo”, comentou o Prefeito Tiago Dias.

Juntos, estamos construindo um futuro brilhante para o turismo em Jacobina.

A Prefeitura trabalha pra Jacobina melhorar!