Projeto anunciou estudantes e professora da Rede Pública Municipal de Jacobina que irão a Portugal - Portal da Prefeitura de Jacobina

4 de agosto de 2023

O projeto ‘Era Uma Vez… Brasil’ anunciou, na noite de ontem (03), no auditório do Colégio Municipal Gilberto Dias de Miranda (COMUJA), os nomes dos intercambistas, que embarcarão em novembro para Portugal, para vivenciarem e trocarem experiências culturais em terras lusitanas. Na região, a iniciativa conta com importante parceria da Pan American Silver, antiga Yamana Gold, patrocinadora do projeto, com o apoio da Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal da Educação e Cultura.

Essa experiência será vivida por 14 estudantes e uma professora de Escolas Públicas Municipais de Jacobina, participantes do projeto. No projeto é recontada a história do Brasil, onde são trabalhadas narrativas não mostradas por livros didáticos tradicionais e exaltando a importância dos povos originários na construção histórica do país. Este é o terceiro ano de realização do projeto em Jacobina.

Serão dez dias em Portugal, vivenciando e trocando experiências culturais. Visitas a pontos históricos, Escolas e Universidades de Lisboa e regiões próximas, fazem parte do roteiro, onde terão oportunidades de intercâmbio com estudantes e professores portugueses, abordando inclusive os aspectos culturais regionais do Brasil, bem como apresentarão os produtos produzidos durante as etapas do projeto.

“Projetos que valorizam a educação e a cultura trazem um impacto positivo para o crescimento pessoal dos nossos jovens e educadores e, por consequência, representam um ganho para toda a cidade de Jacobina”, destacou Alexsandra Cruz, Secretária Municipal de Educação.

O evento também marcou o lançamento do livro de histórias em quadrinhos, reunindo 100 estórias escritas e ilustradas pelos participantes e de quatro filmes curta-metragem, produzidos pelos estudantes durante as etapas do projeto, do roteiro à filmagem, contando com o auxílio de equipe especializada na edição. Aqui em Jacobina, o projeto contou a participação de 455 estudantes, mobilizando 14 professores e 11 Escolas, contando com o apoio permanente da Secretaria Municipal de Educação e Cultura e da Lei Federal de Incentivo à Cultura, por meio do Ministério da Cultura.

Prefeitura trabalha pra Jacobina melhorar!