Marujada de Jacobina participará do 10º Encontro de Cheganças em Saubara - Portal da Prefeitura de Jacobina

Marujada de Jacobina participará do 10º Encontro de Cheganças em Saubara

31 de julho de 2023

Na sua décima edição, o Encontro de Cheganças, Marujadas e Lutas entre Mouros e Cristãos este ano será realizado nos próximos dias 4 e 5 de agosto na cidade de Saubara. Acontecendo desde 2013, o evento é a principal atividade desenvolvida pelos grupos que, em 11 de fevereiro de 2019, foram registrados no livro de Registro Especial de Expressões Lúdicas e Artística sendo assim reconhecidos como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado da Bahia.

E Jacobina não poderia ficar de fora. A Prefeitura, através da Secretaria Municipal da Educação e Cultura e Diretoria de Cultura, representando o município, estarão apoiando e acompanhando a Marujada de Jacobina, que participará do Encontro em Saubara, no Recôncavo baiano.

O Encontro de Cheganças da Bahia é um dos mais importantes espaços para o fortalecimento da cultura popular na Bahia. “São mais de duas dezenas de grupos espalhados em todo Estado. Com esse movimento, procura-se incentivar a permanência da tradição das Cheganças na Bahia”, esclarece Márcio Gomes, Diretor de Cultura da PMJ

Alerta, alerta quem dorme!
Saia moça na janela
Oi venha ver a triste vida
Que o pobre marujo leva!

Há mais de duzentos anos, os marujos de Jacobina entoam esses versos nas “matinas” das festas de São Benedito e Santo Antônio, e outras festas tradicionais da cultura jacobinense, despertando a população.

O tilintar das castanholas e a melodiosa viola, somados aos pandeiros, conferem uma sonoridade peculiar à encenação da Marujada de Jacobina. São homens que se caracterizam como marinheiros de diversas patentes e narram suas aventuras de sobrevivência nas travessias marítimas. Louvam São Benedito a quem está relacionada toda a sua simbologia de origem, pois era o Santo devotado pelos negros às escondidas dos coronéis da mineração. A segunda-feira após o domingo de pentecostes, dia dedicado a esse Santo, é a principal data da sua apresentação.

Este ano, no 10º Encontro, estarão presente os grupos:

Chegança feminina de Arembepe – Camaçari

Chegança de Mouros de Arembepe – Camaçari

Chegança Fragata Brasileira de Camassandi – Jaguaripe

Chegança de Mouros de Taperoá

Marujada de Jacobina

Lutas entre Mouros e Cristãos de Prado

Marujada Quilombola do Remanso – Lençóis

Marujada do Divino Espirito Santo de Andaraí

Marujada Quilombola de Mangal do Barro Vermelho – Sítio do Mato

Chegança de Mouros Fragata Barca Nova de Saubara

Chegança Mouro Barca Nova Feminina de Saubara

Chegança dos Marujos Fragata Brasileira de Saubara

Marujada Barca em Rios de Lençóis

Chegança Bom Jesus dos Navegantes – Pão de Açúcar -Alagoas

O Encontro terá também a participação da Guarda de Moçambique Reino do Rosário da cidade de Timóteo no estado de Minas Gerais.  O público presente poderá vivenciar uma experiência única ao ouvirem os cantos e ritmos dos tambores de uma genuína manifestação da cultura popular mineira. Vivenciar esse encontro é sobretudo celebrar essas memórias, é um instrumento de salvaguarda dessas manifestações, é a afirmação da importância de se preservar as expressões lúdicas que transcrevem a história baiana.

A Prefeitura trabalha pra Jacobina melhorar!

Programação:

Dia 04 de agosto de 2023

• As 10 horas apresentação do Grupo Chegança dos Marujos Fragata Brasileira na Igreja de São Domingos de Gusmão.

Dia 05 de agosto de 2023

• Às 9 horas Reunião entre as lideranças das Cheganças e representantes do Estado. Mesa – A Patrimonialização nacional.

Local: Casa da Cultura

• Às 15 horas desfile dos grupos Saindo da rua da Rocinha
  • Às 17 horas apresentação dos grupos no Espaço de Evento.
  • Às 19 horas encerramento.